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19 Abr 2024

| diretor: Porfírio Silva

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Educação e desporto
Governo cria projeto nas escolas para captação de novos atletas de alto rendimento
AUTOR

Rui Solano de Almeida

DATA

17.01.2017

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Governo cria projeto nas escolas para captação de novos atletas de alto rendimento

O Ministério da Educação lançou este ano um projeto-piloto que reduz os horários nas escolas aos professores treinadores do projeto olímpico e paralímpico e ao acompanhamento reforçado dos alunos atletas de alto rendimento, medida que, segundo o Governo, tem em vista potenciar a prestação escolar e desportiva dos atletas e a captação de novos talentos.

 

Segundo o ministro, Tiago Brandão Rodrigues, este projeto, não sendo a “primeira pedra”, representa contudo um “pilar fundamental” para que a escola e o desporto se possam ligar o mais possível, “visando uma articulação eficaz” entre os agrupamentos de escolas, os encarregados de educação, as federações desportivas e os seus agentes, para além, como acrescentou, dos municípios e de “outros interessados”.

O objetivo, como salientou ainda o governante, é “conciliar, com sucesso”, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário, enquadrando-os no regime de alto rendimento ou nas seleções nacionais.

O ministro falava na escola secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha, uma das quatro unidades de apoio ao alto rendimento na escola, as outras unidades são a secundária Augusto da Silva Ferreira, em Rio Maior, a secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto e a escola secundária de Montemor-o-Velho, realçando que o objetivo desta iniciativa tem como princípio prioritário facultar aos alunos do secundário a possibilidade de encontrarem no alto rendimento escolar um dos “seus componentes do dia-a-dia”, garantindo o ministro que o Ministério da Educação está já a trabalhar para alargar o projeto a outras unidades de ensino.

Para Tiago Brandão Rodrigues, a redução do horário escolar dos professores treinadores, que estão no projeto olímpico e paralímpico, vai permitir, por um lado, “estarem na escola a dar aulas e a trabalhar na captação de novos talentos”, e, simultaneamente, poderem dedicar-se aos projetos olímpicos e estimular a preparação destes atletas.

 

AUTOR

Rui Solano de Almeida

DATA

17.01.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1418
Janeiro 2024