1106

11 Dez 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Depoimento
Maria Manuel Leitão Marques
AUTOR

Partido Socialista

DATA

10.01.2017

FOTOGRAFIA

DR

Maria Manuel Leitão Marques

Uma enorme alegria de viver

 

Mário Soares era um homem de causas. A sua grande causa de vida foi a política no que ela tem de melhor, com convicções mas sem dogmas. "Sabemos hoje quão fácil é cometermos erros em política e nos enganarmos; em que medida precisamos sempre do concurso dos que de nós divergem para corrigirmos erros e naturais insuficiências. (…) Acreditamos que, em política, não há soluções definitivas nem verdades absolutas” (in Conferências sobre Balanço do Século). Antes e depois do 25 de abril, cuidou da nossa liberdade, cuidou da igualdade e dos direitos sociais, cuidou a cultura como parte da identidade de um país que amava e conhecia profundamente.

Quando deixou de ser Presidente da República, em 1996, foi professor de Relações Internacionais na minha Faculdade, em Coimbra. É frequente isso acontecer com antigos presidentes ou políticos experientes em grandes universidades por esse mundo fora, mais do que em Portugal, infelizmente. Eu era então presidente do Conselho Científico, a sua “diretora” como carinhosamente me chamava. Durante esse tempo, partilhou com os alunos a sua rica experiência internacional, as histórias que os livros não contam mas que fazem a História muito mais rica e interessante, e partilhou connosco, nos intervalos, algumas das suas memórias pessoais. Mesmo as do tempo da sua deportação em S. Tomé tinham sempre um cunho divertido – como o “jogo do gato e do rato” com o PIDE que o vigiava nessa ilha –, momentos de quem da vida procura sempre aproveitar a melhor parte.

É assim que me recordo de Mário Soares, como alguém que passou por vitórias e derrotas sempre com determinação, espírito de risco, coragem e uma enorme alegria de viver. Pessoas grandes como ele não morrem. Viverão para sempre na nossa memória.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

10.01.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019