1027

22 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Saúde
SNS é a casa de todos os portugueses
AUTOR

Partido Socialista

DATA

04.01.2017

FOTOGRAFIA

CML

SNS é a casa de todos os portugueses

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, enalteceu ontem em Lisboa as virtudes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente no que respeita à formação e qualificação dos seus profissionais, que fizeram com que seja hoje reconhecido como uma “referência internacional”.

 

“Conseguimos ter uma formação profissional que hoje projeta Portugal como um dos países com melhor formação médica e de outros profissionais de saúde”, sublinhou o governante, que participou na cerimónia de boas vindas aos médicos internos no Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN).

Recordando a sua própria experiência profissional – há 40 anos entrava no Hospital de Santa Maria como médico interno –, Adalberto Campos Fernandes sublinhou, em particular, a abrangência formativa de que os médicos beneficiam no sistema público: “O médico do SNS vê todo o tipo de doentes e doenças. Não exclui patologias”.

Para o ministro, essa é uma razão acrescida pela qual o SNS cativa os jovens médicos, ao ser “a casa de todos os portugueses”.

 

Hospitais com avaliação positiva

Já no Porto, onde marcou presença na tomada de posse dos corpos gerentes da Misericórdia desta cidade, o titular da pasta da Saúde congratulou-se pela avaliação positiva dos hospitais portugueses pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde da Entidade Reguladora (SINAS).

“Creio que é um motivo de satisfação para os portugueses, prova que os nossos hospitais continuam a perseguir um caminho e uma trajetória de aposta na qualidade”, disse, salientando que “a grande maioria são hospitais públicos, o que me deixa muito satisfeito enquanto primeiro responsável pelo SNS”.

Adalberto Campos Fernandes acrescentou ainda ver igualmente “com muito interesse” a progressão “muito positiva” dos hospitais privados e dos hospitais sociais.

O SINAS é um sistema que afere a qualidade global dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, neste caso das unidades com internamento.

Das 160 unidades de saúde avaliadas pelo SINAS no segundo semestre de 2016, a maioria – 127 - obteve classificação de excelência clínica, cumprindo todos os critérios de qualidade exigidos.

 

Resposta eficaz ao aumento da procura

O ministro teve ainda oportunidade para sublinhar a boa capacidade de resposta que tem sido evidenciada pelos serviços de saúde numa época em que a gripe regista o seu pico mais elevado e que é tradicionalmente marcada por uma grande afluência das pessoas.

“Temos dezenas de unidades hospitalares e centenas de centros de saúde, e o que verificamos é que este ano as coisas estão a correr muito bem, com o esforço enorme dos profissionais de saúde”, salientou.

“Temos hoje o maior número de médicos no SNS de que há memória, temos mais enfermeiros, estamos a investir nos equipamentos e estamos a criar condições para que o inverno passe e as pessoas sejam bem acolhidas”, acrescentou o governante.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

04.01.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019