1046

17 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

1 a 3 de dezembro
Socialistas europeus reúnem em Praga para debater futuro da Europa
AUTOR

Partido Socialista

DATA

30.11.2016

FOTOGRAFIA

DR

Socialistas europeus reúnem em Praga para debater futuro da Europa

O Partido Socialista Europeu (PSE) reúne o seu Conselho entre amanhã e sábado, em Praga, na República Checa, num encontro dedicado ao tema “Saving Europe: for Youth and Progress”.

 

Num momento em que o projeto europeu enfrenta exigentes desafios e ameaças, após anos de políticas austeritárias que resultaram num aumento das desigualdades e do sentimento de insegurança entre os cidadãos, traduzidos também no crescimento dos movimentos populistas, os socialistas europeus pretendem recentrar o debate por uma Europa assente nos seus valores fundacionais de solidariedade, cooperação, coesão, diversidade e igualdade.

No encontro de Praga será adotada uma resolução, já aprovada pela presidência do PES, em defesa de uma União Europeia próspera, solidária, como espaço comum de direitos e cidadania e promotora de igualdade e esperança.

Entre as principais políticas de ação defendidas pelo PES, destacam-se a implementação do Plano Europeu para a Juventude, que articula um conjunto de medidas concretas para o emprego, educação, cultura e apoio à infância, e uma agenda progressista, nas suas dimensões social, económica e ambiental, bem como de segurança e integração no espaço europeu, respondendo aos desafios migratórios.

De entre os principais oradores previstos no programa dos trabalhos, destacam-se as intervenções do primeiro-ministro anfitrião, Bohuslav Sobotka, do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, do vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, e do presidente do PES, Sergei Stanishev, que encerrará o encontro.

A delegação portuguesa será constituída por Margarida Marques, secretária de Estado dos Assuntos Europeus, a deputada à Assembleia da República Edite Estrela, o deputado ao Parlamento Europeu Pedro Silva Pereira, e os também delegados Bruno Julião e João Ferreira Cruz.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

30.11.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019