1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

5 dezembro
Sessão Pública de apresentação do Programa Nacional para a Coesão Territorial
AUTOR

Partido Socialista

DATA

30.11.2016

FOTOGRAFIA

DR

Sessão Pública de apresentação do Programa Nacional para a Coesão Territorial

A cidade de Beja colhe no próximo dia 5 de dezembro a 1ª Sessão Pública de apresentação do Programa Nacional para a Coesão Territorial, aprovado pelo Governo em outubro.

 

A iniciativa decorre no Instituto Politécnico de Beja, pelas 15h00, e contará com a presença do ministro Ajunto, Eduardo Cabrita, e do ministro da Saúde, Adalberto Campos Ferreira.

O Programa Nacional para a Coesão Territorial, desenvolvido pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior, foi aprovado no Conselho de Ministros de 20 de outubro e identifica 164 medidas nas várias áreas de governação destinadas a abrir uma nova etapa no desenvolvimento dos territórios do interior, contrariando a tendência de desertificação das últimas décadas.

Concretizado em consonância e diálogo com autarquias e demais parceiros locais, o programa assenta em cinco eixos para tornar o território do interior mais coeso, competitivo, sustentável, conectado e colaborativo, com medidas que visam a atração e fixação de pessoas nestas regiões, o estímulo à atividade económica e ao emprego, a cooperação transfronteiriça e o intercâmbio do conhecimento.

De entre as medidas destacam-se a definição de um quadro fiscal mais favorável, incentivos à fixação de médicos no interior, o apoio à mobilidade geográfica de desempregados, instalação de serviços públicos no interior, medidas de alargamento da mobilidade e transportes no território e medidas de discriminação positiva dos territórios do interior, no âmbito do Portugal 2020.

 

O documento dá cumprimento aos compromissos constantes no Programa do XXI Governo, concretizando também as linhas estratégicas inscritas no Programa Nacional de Reformas.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

30.11.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019