1091

20 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Economia circular
Empresas vão ter 700 milhões de euros de fundos comunitários
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

26.10.2016

FOTOGRAFIA

DR

Empresas vão ter 700 milhões de euros de fundos comunitários

O ministro da Economia anunciou que “está a ser lançada uma série de programas que mobilizam a economia circular, visando a melhor produção e aproveitamento de todos os produtos da cadeia produtiva”.

 

À margem da inauguração da primeira unidade de produção de microalgas, em Alcobaça, Manuel Caldeira Cabral explicou que a maioria das candidaturas comunitárias a lançar integram-se no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Trata-se, referiu, de “um programa muito ambicioso, cujas verbas podem ir até aos 600 milhões de euros, em programas diversos para diferentes objetivos”.

“Em relação à eficiência energética, foram lançados avisos para atribuição de fundos, podendo as candidaturas atingir 100 milhões de euros”, referiu Manuel Caldeira Cabral.

O projeto que o ministro visitou está a ser desenvolvido há cerca de dez anos, tendo-se expandido em 2015, quando criou parcerias com universidades e centros de investigação.

Sendo a maior unidade da Europa na produção de microalgas, nesta empresa estão investidos 15 milhões de euros. Virada para o mercado externo, 90% da produção é exportadas para países como a Alemanha, França, Polónia e Itália e utilizadas, sobretudo, em suplementos alimentares e dietéticos.

Manuel caldeira Cabral considerou-a “um exemplo a seguir”.

 

AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

26.10.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019