1108

13 Dez 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Assembleia da República
Comemorações dos 20 anos da CPLP
AUTOR

Partido Socialista

DATA

12.10.2016

FOTOGRAFIA

DR

Comemorações dos 20 anos da CPLP

A Assembleia da República assinalou hoje o 20º aniversário da criação da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, através de um conjunto de iniciativas que culminou com a evocação da efeméride, no plenário, por todos os grupos parlamentares.

 

O programa teve início com a realização de um seminário comemorativo, presidido por Eduardo Ferro Rodrigues, na Sala do Senado, que debateu, num conjunto de painéis temáticos, o futuro institucional da Comunidade, a promoção da língua e da cultura, e a dimensão da diplomacia económica.

Ainda no âmbito do programa comemorativo, foi inaugurada, no Andar Nobre da Assembleia, a exposição “Artistas Unidos contra a Fome”, que reúne o acervo de peças de arte doado por diferentes artistas plásticos dos Estados-membro da Comunidade, no âmbito da campanha “Juntos contra a Fome!”, iniciativa da CPLP e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

A ideia de uma comunidade de países e povos que partilham a língua portuguesa, depois de vários passos que foram sendo dados na sua prossecução, foi concretizada a 17 de julho de 1996, em Lisboa, com a realização da cimeira de Chefes de Estado e de Governo que marcou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Reunindo originalmente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, a Comunidade foi alargada em maio de 2002, quando Timor-Leste se tornou o oitavo país membro, e em 2014, com o processo de adesão da Guiné Equatorial.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

12.10.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019