1006

19 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Sugestão
Exposição Miró inaugurada hoje em Serralves
AUTOR

Partido Socialista

DATA

30.09.2016

FOTOGRAFIA

Partido Socialista

Exposição Miró inaugurada hoje em Serralves

A exposição da coleção do artista catalão Joan Miró em pertença do Estado português é hoje inaugurada, ao final da tarde, no Museu de Serralves, no Porto, numa cerimónia com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, entre outras personalidades da vida política e cultural.

 

Intitulada “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”, a exposição mostra pela primeira vez ao público 80 das 85 obras do artista provenientes do antigo BPN, das quais o Estado tomou posse, abrindo ao público no sábado e ficando patente até 28 de janeiro de 2017.

Com curadoria de Robert Lubar Messeri e desenho arquitetónico de Álvaro Siza Vieira, a exposição abrange um período de seis décadas da carreira do artista catalão - de 1924 a 1981 -, integrando desenhos e outras obras sobre papel, pinturas, além de seis tapeçarias de 1973, uma escultura, colagens, uma obra da série “Telas queimadas” e várias pinturas murais.

Segundo assinalou a diretora do Museu, Suzanne Cotter, é “imensamente relevante” para Serralves acolher a estreia ao público da coleção, sublinhado também o seu significado “para o povo português”.

A primeira mostra pública da coleção acontece na semana em que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o acervo de Miró ficará em Portugal, em permanência, na cidade do Porto.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

30.09.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019