1047

18 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

ONU
Conselho de Estado saúda candidatura exemplar de Guterres

Conselho de Estado saúda candidatura exemplar de Guterres

A candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas é, “a todos os títulos, uma candidatura exemplar”, considerou o Conselho de Estado, frisando que o ex-primeiro-ministro de Portugal cumpriu “todas as etapas do processo”.

 

A posição consta de um comunicado distribuído aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, após cinco horas de reunião do Conselho de Estado.

Recorde-se que António Guterres é conselheiro de Estado, nomeado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e participou nesta reunião.

Segundo a nota do Conselho de Estado, a escolha do próximo secretário-geral das Nações Unidas foi analisada na reunião por ser “um dos desafios das próximas semanas”.

No comunicado, o Conselho de Estado "saúda o engenheiro António Guterres e regista com particular satisfação os resultados concludentes que a sua candidatura obteve neste primeiro ciclo de votações realizado nas Nações Unidas", em que ficou sempre em primeiro lugar.

Para os conselheiros do Estado português, a candidatura de Guterres é “exemplar pelos méritos do candidato”, entre os quais “a experiência, a visão estratégica, a capacidade de diálogo”.

Um dia depois de ter surgido uma nova candidata à liderança das Nações Unidas, a búlgara Kristalina Georgieva, o Conselho de Estado considera que a candidatura de Guterres é exemplar também pelo tempo e pela forma da sua apresentação, desejando “as maiores felicidades" a Guterres no novo ciclo de votações.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019