1044

13 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

23 a 25 de setembro
Jornadas Europeias do Património
AUTOR

Partido Socialista

DATA

22.09.2016

FOTOGRAFIA

DR

Jornadas Europeias do Património

Têm lugar entre amanhã e domingo as Jornadas Europeias do Património 2016, este ano subordinadas ao tema Comunidades e Culturas, levando a 150 concelhos de todo o país cerca de 800 eventos culturais de entrada livre, com o objetivo de sensibilizar o público para a importância da salvaguarda do património e da sua ligação às comunidades.

 

O programa inclui visitas guiadas e temáticas, espetáculos de música, dança, teatro, circo e teatro de marionetas/fantoches, exposições, animação de rua, recriações e encenações históricas, palestras, conferências, debates e seminários.

Serão também realizadas sessões de leitura de contos, poesia e lendas, rotas patrimoniais, itinerários culturais, ´peddy papers´ e ´rally papers´, ateliês lúdicos e oficinas pedagógicas, jogos tradicionais, de época e jogos de descoberta, feiras e festivais, lançamento de publicações, documentários, e filmes.

A abertura oficial das jornadas decorre no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, com o encontro “Desenhar o Mundo”, no âmbito do projeto de sensibilização "(A)riscar o Património”.

Na sexta-feira está ainda prevista a entrega de prémios aos vencedores do concurso “Num Instante… o Património!” promovido pela DGPC no âmbito da EFIM - Experiência Fotográfica Internacional de Monumentos - Conselho da Europa.

Todos os Museus e Monumentos da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) associam-se este ano às comemorações das jornadas, com propostas de atividades que decorrerão nestes espaços do nosso património, com entrada gratuita no dia 25 para todos os visitantes e no dia 23 e 24 para todos os interessados em participar nas iniciativas.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo mais de 50 países, sendo organizadas em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A ideia subjacente à iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação do público na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural.

O programa completo está disponível aqui, onde pode conhecer as iniciativas programadas para cada um dos concelhos que se associam à iniciativa.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

22.09.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019