1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Futuro da Europa
António Costa em Atenas e Berlim a preparar cimeira europeia
AUTOR

Partido Socialista

DATA

08.09.2016

FOTOGRAFIA

DR

António Costa em Atenas e Berlim a preparar cimeira europeia

O primeiro-ministro, António Costa, vai estar amanhã em Atenas, onde vai participar numa cimeira de líderes dos países do sul da Europa, em preparação da cimeira informal dos Estados-membros da União Europeia marcada para o próximo dia 16, em Bratislava, na Eslováquia.

 

Na agenda do encontro, promovido por iniciativa do primeiro-ministro grego, estarão temas prementes no debate sobre os atuais desafios europeus, como o desemprego jovem, as relações europeias com vários países, em particular do norte de África, e as políticas dedicadas ao crescimento e investimento económico.

O encontro servirá também para o chefe do Governo português discutir com os parceiros mediterrânicos a estratégia de combate aos perigos e raízes das ameaças terroristas em território europeu, através do investimento na regeneração das periferias urbanas e em políticas de integração, proposta que deverá ser formalmente levada a debate na cimeira de Bratislava.

“Há uma tarefa fundamental para travar esta radicalização, que é haver políticas públicas para periferias urbanas e também políticas de integração”, que passam pela “criação de emprego, de combate à delinquência juvenil e de formação cívica”, propôs António Costa.

Para além do líder do Governo grego, Alexis Tsipras, e do seu homólogo português, estarão também presentes em Atenas os chefes dos Executivos de Chipre, França, Itália e Malta, não participando apenas o primeiro-ministro de Espanha, em virtude das limitações de política externa decorrentes da circunstância de o Executivo espanhol se encontrar em gestão.

No domingo, António Costa prossegue a sua agenda preparatória da cimeira de Bratislava, participando num jantar em Berlim, a convite da chanceler alemã, Angela Merkel.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

08.09.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019