1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Dados do INE
Aceleração da economia e controlo do desemprego
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

31.08.2016

FOTOGRAFIA

DR

Aceleração da economia e controlo do desemprego

A economia portuguesa acelera no terceiro trimestre de 2016 e os números do desemprego recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) são muito positivos, confirmando a tendência de redução da taxa.

 

A apreciação é feita pelo deputado socialista João Galamba, em reação à segunda a estimativa provisória do INE, segundo a qual a taxa de desemprego em julho passado situou-se nos 11,1%, mantendo-se idêntica à de junho.

“São números que confirmam a tendência que já conhecíamos, uma tendência de recuperação sustentada do emprego e de redução da taxa de desemprego”, destacou 

Galamba, considerando que estes dados “muito positivos” pois “indiciam uma aceleração da economia no terceiro trimestre”.

Na opinião do também porta-voz do PS, “os dados do emprego, das vendas a retalho, da confiança dos consumidores e da confiança dos empresários desmentem de forma categórica os discursos catastrofistas e algo irresponsáveis quer de Pedro Passos Coelho quer de Maria Luís Albuquerque”.

Neste sentido, criticou os antigos governantes anterior Executivo de direita por “não se cansarem de anunciar o apocalipse, que é sistematicamente desmentido por dados oficiais”.

“Talvez estivesse na altura de o PSD perceber que, ao contrário do que tem apregoado desde o início do ano, não só a execução orçamental tem corrido positivamente, como a economia dá sinais de recuperação importantes ao nível do emprego e das vendas a retalho, que são um indicador muito importante”, disse. Recordando que “as vendas a retalho que já eram das mais elevadas da zona Euro e aceleram de 3,9% para 4,6%”.

AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

31.08.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019