1046

17 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

ECONOMIA
Produção industrial em Portugal aumenta mais do dobro dos países do euro
AUTOR

J. C. C. B.

DATA

17.08.2016

FOTOGRAFIA

DR

Produção industrial em Portugal aumenta mais do dobro dos países do euro

A produção industrial em Portugal cresceu 1,2% em junho face ao mês homólogo do ano passado, e 2% em relação ao mês anterior. Uma produção que supera a média dos países da zona euro.

 

Segundo revela o Eurostat, a produção das fábricas portuguesas cresceu 1,2% em Junho, em comparação com o mesmo mês do ano passado, uma evolução que é mais do dobro da subida média registada pelos países da zona euro, onde este indicador avançou 0,4% em termos homólogos. Na União Europeia, o crescimento foi de 0,5%.

Na região da moeda única, a subida da produção industrial justifica-se pelo aumento de 1,1% da produção de bens de capital, de 0,9% dos bens duradouros e não duradouros. 

No entanto, a evitar um maior crescimento esteve a queda de 3,5% na produção de energia.

Na União Europeia, também foram os bens de capital os que mais impulsionaram o índice total de atividade da indústria.

Por outro lado, na comparação trimestral, Portugal também se destaca dos congéneres do euro. Por cá, a produção da indústria cresceu 2% em Junho face ao mês anterior, enquanto na zona euro o crescimento foi de 0,6%.

Na União Europeia, o crescimento foi de 0,5%, impulsionado sobretudo pelo desempenho de três países: Irlanda (7,1%), Bulgária (3,9%) e Grécia (3,8%). Em sentido contrário, as maiores quedas aconteceram na Estónia (-3,1%), Hungria (-2,3%) e Malta (-1,6%). 

 

AUTOR

J. C. C. B.

DATA

17.08.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019