1003

14 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

GOVERNO GARANTE
PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS SERÁ EXEMPLO DE GESTÃO DA FLORESTA
AUTOR

J. C. C. B.

DATA

17.08.2016

FOTOGRAFIA

DR

PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS SERÁ EXEMPLO DE GESTÃO DA FLORESTA

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o Parque Nacional da Peneda Gerês “vai passar a ter um rosto e mais meios de prevenção de incêndios florestais”, sublinhando que o objetivo é tornar este parque “um exemplo de gestão da floresta”.

 

Estas declarações foram feitas no Parque da Peneda-Gerês, em Arcos de Valdevez, numa reunião presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, com os autarcas dos concelhos do distrito de Viana do Castelo, na qual estiveram também presentes os ministros da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

Segundo o ministro do Ambiente, “é fundamental que exista um conselho diretivo onde fiquem claras as funções de rede da conservação da natureza e a participação das autarquias numa gestão de proximidade, porque são elas que conhecem o território e que acabam por aportar meios para este território”.

Destes meios vão ainda fazer parte “equipas no terreno mais próximas, que não só fazem o trabalho do dia a dia, como estão na primeira linha de combate e acabam por ajudar os outros meios quando surgem situações como as dos últimos dias”, adiantou João Pedro Matos Fernandes.

O ministro disse ainda que “foi um erro ter afastado, às vezes, o próprio Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta e as suas estruturas de gestão do território e mais ainda as autarquias”.

“Nesta reunião, ficou o compromisso de fazer do Parque Nacional da Peneda-Gerês um exemplo de gestão da floresta e vamos começar a trabalhar já”, acrescentou.

 

AUTOR

J. C. C. B.

DATA

17.08.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019