1003

14 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Formação de adultos
Novas oportunidades vão renascer com Qualifica
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

17.08.2016

FOTOGRAFIA

DR

Novas oportunidades vão renascer com Qualifica

Mais um compromisso honrado: Os centros Novas Oportunidades, encerrados sem critério pelo anterior Governo de direita, vão renascer com o Executivo de António Costa, passarão a chamar-se Centros Qualifica e o seu número vai de novo aumentar.

 

Estes centros são a peça central dos processos de educação e formação de adultos.

Atualmente existem 240, mas até ao final do próximo ano estima-se que o seu número subirá para 300 em Portugal continental.

A expansão da rede dos centros de formação de adultos será anunciada pelo Governo nos próximos dias no âmbito do “relançamento” deste programa, que teve o seu ponto alto no primeiro Governo de José Sócrates, com o lançamento das Novas Oportunidades, mas “foi praticamente desmantelado” na anterior legislatura, segundo disse em Março o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Uma das apostas, de acordo com o Ministério da Educação, passará pelo relançamento dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), mais exigentes do que no passado.

Segundo Tiago Brandão Rodrigues, este novo programa vai dirigir-se a todos os que “não tiveram oportunidade de estudar no tempo mais natural, mas também àqueles que, ainda sendo jovens, não conseguiram completar a escolaridade obrigatória”.

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019