1046

17 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

CAJA
Governo cria comissão para promover sucesso dos jovens agricultores
AUTOR

J. C. C. B.

DATA

21.07.2016

FOTOGRAFIA

DR

Governo cria comissão para promover sucesso dos jovens agricultores

O Governo criou a Comissão de Acompanhamento dos Jovens Agricultores (CAJA) que visa promover o sucesso da instalação dos jovens agricultores, através de várias ações que vão do aconselhamento e formação até ao apoio técnico.

 

“Esta é uma medida de grande relevância para compreender o desenvolvimento do sector ao longo dos últimos anos”, afirmou o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Regional, Luís Capoulas Santos.

Outra função da CAJA será a de avaliar o impacto do financiamento público à instalação de jovens agricultores atribuído no atual quadro comunitário de apoio (Portugal 2020) e nos períodos de programação 2000-2006 e 2007-2013.

O ministro da Agricultura salientou “a intenção de proceder a esta avaliação de impacto que obrigatoriamente tem de ser levada a cabo”.

Isto porque, frisou, “está em causa a aplicação de muitos milhões de euros de fundos públicos e é necessário perceber de que forma a aplicação desses montantes se refletiu no país”.

“Temos de saber qual foi a taxa de sobrevivência dos projetos apoiados e a respetiva longevidade, quais foram os setores de maior sucesso, qual foi o emprego criado, enfim, quais foram os resultados obtidos”, acrescentou.

De salientar que a CAJA terá ainda uma função de aconselhamento prévio, que assim vem dar resposta a uma reivindicação de longa data dos jovens agricultores, ao “analisar a atividade agrícola exercida, incluindo a fase que antecede o início de atividade, abrangendo, designadamente, as questões da formação e acompanhamento técnico, do acesso à terra, da integração no mercado e, mais especificamente, os instrumentos de apoio à instalação de jovens agricultores”, lê-se no despacho que cria este novo instrumento.

Visando promover o sucesso dos jovens agricultores, a CAJA vai também “fazer um diagnóstico dos fatores condicionantes da decisão de início de exercício da atividade agrícola; acompanhar a implementação dos projetos de instalação de jovens agricultores objeto de financiamento público; avaliar os resultados das políticas públicas de apoio aos jovens agricultores; e propor medidas tendentes à superação dos estrangulamentos identificados”.

AUTOR

J. C. C. B.

DATA

21.07.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019