1028

23 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Gianni Pitella em Lisboa
Líder dos socialistas e democratas no PE contra sanções a Portugal
AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

01.07.2016

FOTOGRAFIA

European Union

Líder dos socialistas e democratas no PE contra sanções a Portugal

O presidente do Grupo Socialistas & Democratas no Parlamento Europeu (PE), o italiano Gianni Pittella, afirmou hoje em Lisboa que já transmitiu formalmente ao presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, a sua oposição à aplicação de sanções a Portugal, salientando que este é o tempo para recuperar a confiança no projeto europeu.

 

“Este não é tempo para aplicar sanções nem a Portugal, nem a Espanha, nem a qualquer outro país. Depois da saída do Reino Unido da União Europeia, este tempo é para recuperar a confiança no projeto europeu”, defendeu o líder dos deputados da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu.

Gianni Pittella falava aos jornalistas após ter sido recebido em audiência pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

O presidente da Assembleia da República fez questão de salientar a “importância” desta posição assumida pelo segundo maior grupo político no Parlamento Europeu em relação a Portugal.

Ferro Rodrigues disse depois esperar que também o maior grupo no Parlamento Europeu, o Partido Popular Europeu (PPE), assuma idêntica posição contra a aplicação de sanções a Portugal.

O dirigente socialista italiano lembrou que também o presidente do Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, está contra a aplicação de sanções a Portugal e elogiou o Governo português “pelo esforço que está a fazer para baixar o défice para menos de 3%” e ainda pelo “empenhamento na questão dos refugiados”.

“Portugueses e italianos são povos emigrantes e, por isso, sabem bem a importância do acolhimento, sobretudo daqueles que fogem da guerra”, acrescentou.

Gianni Pittella, de visita a Portugal, manteve ainda reuniões de trabalho, na Assembleia da República, com o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, e com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e o ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.

O presidente do Grupo S&D no PE irá depois participar na conferência Relançar a Europa – “Da austeridade ao crescimento”, que se realiza esta sexta-feira, no Porto.

AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

01.07.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019