1024

17 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Jornadas parlamentares
Deputados socialistas aprofundaram conhecimento da região açoriana
AUTOR

Partido Socialista

DATA

27.06.2016

FOTOGRAFIA

DR

Deputados socialistas aprofundaram conhecimento da região açoriana

O Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República dedicou os dois primeiros dias de trabalhos parlamentares nos Açores a um conjunto de visitas por várias ilhas do arquipélago, com particular enfoque nos sectores do turismo, agrícola e da economia do mar.

 

No sábado, o líder parlamentar, Carlos César, liderou a comitiva dos deputados socialistas que visitou em S. Miguel o Parque de Ciência e Tecnologia/Nonagon e o Centro de Artes Contemporâneas, tendo dedicado o dia seguinte a uma visita às Furnas e à Fábrica de chá Gorreana.

Na ilha Terceira, a vice-presidente do Grupo Parlamentar e deputada eleita pelos Açores, Lara Martinho, conduziu a delegação que visitou a base das Lajes, onde os parlamentares socialistas se inteiraram sobre a realidade atual daquela infraestrutura militar e o impacto económico e social decorrente da redução de efetivos norte-americanos.

 

Condições para valorizar a base das Lajes

No final do encontro com os responsáveis da Força Aérea Portuguesa, Lara Martinho revelou que estão a ser criadas condições para minimizar os constrangimentos à utilização civil da base, referindo “um conjunto de trabalho que tem sido desenvolvido entre o Governo Regional e o Governo da República para identificar novas alternativas, novas oportunidades, no âmbito da infraestrutura e para eliminar todos aqueles constrangimentos que possam existir ao desenvolvimento dos diferentes sectores de atividade na Região”.

Segundo Lara Martinho, estão a ser criadas as condições para valorizar a base e para que a ilha Terceira possa também ter ligações de companhias aéreas de baixo custo, a breve prazo. “No momento certo vai ser anunciado. Estou convicta de que este ano teremos essa boa notícia. Aliás, já tivemos, porque o senhor primeiro-ministro já anunciou. Essa é de facto uma das áreas que aguardamos com mais expetativa”, frisou.

O programa da visita dos deputados socialistas à ilha Terceira incluiu também uma reunião com a administração do porto da Praia da Vitória, infraestrutura cujo potencial internacional a deputada defendeu que é preciso saber aproveitar.

“É necessário criar-se condições para uma candidatura ao “Plano Juncker”, potenciando assim este porto como mais uma infraestrutura fundamental no transporte entre a Europa e os Estados Unidos da América”, salientou.

A delegação realizou ainda um almoço de trabalho com o presidente da autarquia praiense e um encontro com o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

 

 

Experiências que ajudam à resolução de problemas

O Grupo Parlamentar do PS esteve também presente nas ilhas do Faial e Pico, com uma delegação liderada pelo deputado João Castro, eleito pela região, que salientou a importância das jornadas como uma oportunidade de proporcionar aos deputados socialistas um conjunto de experiências no contacto com a realidade do arquipélago que posteriormente poderão ser importantes “na resolução de problemas”.

“O grande objetivo é permitir que os deputados, pela vivência local e experiencial, possam confrontar este novo conhecimento com a sua experiência e no fundo caminhar no sentido de encontrar plataformas de entendimento para contributos que possam corresponder à resolução dos problemas que nos são colocados pela população”, afirmou João Castro, à saída de uma reunião no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na cidade da Horta.

Entre as questões abordadas, o deputado socialista destacou “a salvaguarda e vigilância das áreas de pesca no mar envolvente à zona dos Açores”, a mineralização, “o posicionamento que Portugal e os Açores podem ter no contexto internacional no âmbito do conhecimento científico, concretamente no que diz respeito ao mar profundo” ou “a relação entre os diferentes intervenientes nas zonas protegidas e nas zonas de proteção de pescas”, onde os Açores têm áreas marinhas protegidas “que são exemplo a nível internacional”.

Na passagem pelo Faial, as jornadas socialistas contaram ainda com uma visita à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e visitas a empresas locais. Na ilha do Pico, a delegação socialista visitou a vinha classificada como Património da Humanidade, a empresa “Flying Sharks” e a Fundação Rebikoff Niggeler-Lula 1000.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

27.06.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019