1024

17 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

29 de junho
Jantar Comemorativo do Aniversário de Tito de Morais
AUTOR

Partido Socialista

DATA

21.06.2016

FOTOGRAFIA

Associação Tito de Morais

Jantar Comemorativo do Aniversário de Tito de Morais

A Associação Tito de Morais (ATM) promove no próximo dia 29 de junho, na Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, o jantar comemorativo do aniversário de Manuel Tito de Morais, fundador do Partido Socialista.

 

Na iniciativa, que se realiza na Ordem dos Engenheiros, a partir das 19h00, participará como oradora convidada a Secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.

Manuel Alfredo Tito de Morais nasceu em Lisboa a 28 de junho de 1910 e faleceu a 14 de dezembro de 1999. Resistente antifascista, integrou em 1945 a Comissão Central do Movimento de Unidade Democrática (MUD), tendo participado ativamente na campanha do General Norton de Matos à Presidência da República.

Preso pela PIDE, em 1947 e 1961, partiu para o exílio, tendo passado por França, Brasil e Argélia, onde foi locutor da Rádio Voz da Liberdade de Argel e dirigente da Frente Patriótica de Libertação Nacional.

Juntamente com Mário Soares e Ramos da Costa, foi um dos fundadores da Acção Socialista Portuguesa (ASP), em 1964, em Genebra. Representante da ASP em Roma, junto do Partido Socialista italiano e, mais tarde, também da Internacional Socialista, foi cofundador do jornal Portugal Socialista em 1967.

Participou no congresso da ASP, realizado a 19 de Abril de 1973, em Bad Munstereiffel, na Alemanha, que deliberou a transformação do movimento na fundação do Partido Socialista.

Depois do 25 de Abril, foi eleito deputado à Assembleia Constituinte e deputado à Assembleia da República. Secretário de Estado do Emprego do VI Governo Provisório e da População e Emprego do I Governo Constitucional, foi também eleito presidente da Assembleia da República, cargo que desempenhou entre 1983 e 1985. Presidente do Partido Socialista entre 1986 e 1988, seria depois eleito, em Congresso, Presidente Honorário do partido.

O jantar realiza-se no restaurante da Ordem dos Engenheiros, na Avenida António Augusto de Aguiar, 3 D, em Lisboa. As inscrições podem ser efetuadas até dia 24 de junho, sexta-feira, através de: geral@titomorais.pt.

 

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019