926

15 Fev 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Qualificação
Colocar Portugal na linha da frente da nova revolução industrial
AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

03.06.2016

FOTOGRAFIA

DR

Colocar Portugal na linha da frente da nova revolução industrial

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu ontem que Portugal tem que estar na linha da frente da nova revolução industrial, adiantando que o Governo tem já preparados dois programas nacionais que visam impulsionar esse objetivo.

 

“Esta é de facto a oportunidade que temos de, pela primeira vez, estarmos na primeira linha de uma revolução industrial, onde aquilo que é essencial é a qualificação dos recursos humanos”, disse.

Nesse sentido, anunciou, o Governo tem já preparados dois programas nacionais que devem contribuir para a “atração de investimento e de fixação de quadros qualificados”.

Um deles, o “programa Nacional Start-Up”, será lançado na próxima segunda-feira, enquanto em julho será lançado o “Indústria 4.0”.

António Costa falava no Fundão, na inauguração da segunda fase do Centro de Negócios do Fundão e da visita que realizou à multinacional Altran, empresa da área das novas tecnologias e que ocupa parte substancial deste centro.

Depois de ter ficado a conhecer alguns projetos ali desenvolvidos e de ter conversado com alguns dos trabalhadores da empresa, o primeiro-ministro sublinhou que a aposta que tem sido feita na qualificação é um capital que Portugal tem de aproveitar. “Não poderemos ser competitivos com base em baixos salários”, disse.

António Costa considerou ainda que hoje o “túnel” já não se coloca entre o litoral e o interior, mas sim entre Portugal e a Europa.

Por isso, defendeu que a melhor forma de “reequilibrar” as diferenças e de reduzir os impactos da vaga de emigração jovem é a aposta na qualificação e também na reconversão laboral para áreas como as novas tecnologias.

 

AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

03.06.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1411
Maio 2018