967

17 Abr 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Modernização administrativa
Escolhidas as três ideias vencedoras do Startup Simplex
AUTOR

Partido Socialista

DATA

16.05.2016

FOTOGRAFIA

DR

Escolhidas as três ideias vencedoras do Startup Simplex

O Startup Simplex elegeu na passada sexta-feira as três ideias vencedoras a concurso. Uma carteira digital que substitui dinheiro vivo, uma plataforma de informação sobre incêndios florestais e uma aplicação de rastreabilidade de bovinos foram consideradas as três melhores propostas, que serão agora integradas no programa Simplex 2016.

 

Destinado a eleger as três melhores ideias de serviços e produtos para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com os serviços públicos, o Startup Simplex recolheu 196 propostas a concurso, tendo sido selecionadas as 10 finalistas, que se submeteram, em sessão pública, a apresentação e eleição das três melhores por parte do júri do concurso.

A primeira das ideias vencedoras, designada ID 4474 – pOw / Paga ao Estado, consiste numa carteira digital que substitui o dinheiro vivo. O seu valor acrescentado é o de permitir a qualquer pessoa receber notificações de pagamento pelo telemóvel e pagar de imediato, agendar o pagamento ou criar alertas. Os seus autores estimam que, com esta carteira digital, o Estado poupe 75% dos custos associados ao processo.

A segunda ideia vencedora, batizada de Firerisk, destina-se a reunir informação aberta sobre incêndios florestais, de diferentes autoridades públicas, numa única plataforma. O objetivo é contribuir para mudar o paradigma da participação do cidadão na mitigação dos incêndios florestais.

Por fim, a terceira ideia vencedora, que recebeu o nome de Integrador, tem por objetivo facultar que as aplicações de rastreabilidade de bovinos comuniquem diretamente e em tempo real com o Sistema Nacional de Informação e Registo Animal. A sua concretização permitirá que todas as explorações de bovinos poupem 36 euros por ano e por animal, em serviços, e que a Administração Pública economize em contratos de controlo sanitário e custos de processo no sistema atual.

As propostas finalistas foram apresentadas e defendidas perante o júri composto por João Tiago Silveira, ex-secretário de Estado da Justiça e da Presidência do Conselho de Ministros, Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, Manuela Tavares de Sousa, CEO da Imperial, Vasco Barbosa, CTO Jack The Maker, Cristina Fonseca, co-fundadora da Talkdesk, e Celso Carvalho, diretor-geral da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro.

A sessão pública decorreu no Convento da Trindade, em Lisboa, com a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

Os três projetos vencedores vão ser agora incluídos no Programa Simplex 2016, um compromisso do XXI Governo no âmbito da estratégia de modernização administrativa do Estado, que será apresentado publicamente a 19 de maio.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

16.05.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1412
Fevereiro 2019