1006

19 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Requalificação costeira
António Costa inaugurou Passeio das Dunas em Quarteira
AUTOR

Partido Socialista

DATA

16.05.2016

FOTOGRAFIA

DR

António Costa inaugurou Passeio das Dunas em Quarteira

O primeiro-ministro, António Costa, presidiu este sábado à inauguração do Passeio das Dunas, em Quarteira, concelho de Loulé, obra de requalificação da zona degradada do antigo bairro de pescadores, que liga Quarteira e Vilamoura.

 

Destacando a importância da intervenção para a coesão social e territorial desta freguesia algarvia, António Costa sublinhou que a obra representa “o esforço naquilo que é o melhor que o Algarve tem para dar, que são os seus recursos naturais e a sua qualidade ambiental”.

“Investir na proteção da natureza é investir no futuro do Algarve e é isso que mais valor tem sob o solo, acima do solo, no mar ou no ar”, acrescentou o primeiro-ministro.

A primeira fase da intervenção requalifica uma área degradada do bairro dos pescadores, entre Quarteira e Vilamoura, resolvendo o problema de saúde pública que a Vala Real constituía e criando um passeio marginal, espaços verdes e lazer.

A obra teve um custo de quatro milhões de euros, financiados pelo Programa Operacional Algarve 21 com comparticipação de dois milhões e 845 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Estão em fase de elaboração de projeto mais duas fases da requalificação, a segunda das quais para ligar o Passeio das Dunas à marina de Vilamoura, existindo também um projeto para a ligação ao anel dos hotéis de Vilamoura.

A terceira fase inclui a restruturação do Largo das Cortes Reais, onde está o atual mercado do peixe e da fruta, e a construção de um novo edifício para o mercado com estacionamento subterrâneo e restaurantes.

 

Simplex 2016 apresentado a 19 de maio

Durante a cerimónia, António Costa revelou ainda que o programa de modernização administrativa Simplex 2016, que será apresentado na quinta-feira, 19 de maio, vai incluir medidas especiais para atrair investimento na área do turismo.

Neste sentido, explicou, uma das áreas mais importantes do novo Simplex dirigida ao sector, em particular ao licenciamento ambiental, frisando a necessidade de conciliar a proteção do ambiente com a atividade económica turística.

“Tal como sabemos que é fundamental proteger o ambiente, sabemos também que é fundamental que a proteção do ambiente não crie barreiras desnecessárias, entraves desnecessários para aquilo que deve ser o investimento na valorização do turismo do Algarve”, sublinhou o primeiro-ministro.

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019