1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Edite Estrela

Opinião

AUTOR

Gabriela Canavilhas

DATA

13.05.2016

TÓPICOS

Sem Escola Pública de qualidade não há Liberdade de Escolha

Não há valor mais importante para o PS do que a Liberdade. É pela defesa do exercício da cidadania em liberdade, em todos os domínios, que nos associamos à causa socialista. 

 

A liberdade no acesso ao ensino, a liberdade na escolha de escola, a liberdade nas opções profissionais, tudo isto são causas que só se atingem com uma escola pública forte, imbatível, de qualidade inquestionável, de livre acesso e espalhada por todos os locais do país onde haja alunos. 

Para isso, há que orientar todos os recursos e esforços para fazer dela a primeira escolha dos pais e alunos. Já assim foi no passado – os colégios eram a segunda escolha, a qualidade era menor ou eram de perfil especificamente alternativo (confessionais e outros). 

Entretanto, para suprir carências da rede pública, as parcerias com o Estado foram fazendo deles réplicas das escolas públicas, mas com benefícios.  A rede foi-se alargando, os braços multiplicaram-se e foram secando à sua volta as escolas públicas, mitigadas de recursos financeiros e humanos, remetidas para um patamar injustificadamente menorizado.

 O Ministério da Educação está neste momento a travar aquela que é a sua maior luta e a sua maior missão: reorientar os seus recursos para a Escola Pública, tornar a escola de todos na primeira opção das crianças portuguesas, valorizar o património humano, científico, pedagógico e imóvel da Escola Pública e assim permitir que haja verdadeira liberdade de acesso, liberdade de escolha e liberdade nas opções das escolhas profissionais dos jovens portugueses.

A direita portuguesa não compreende esta batalha pela escola pública. Talvez porque, no íntimo, ainda não tenha entendido, em toda a sua extensão, o conceito da palavra Liberdade.

 

AUTOR

Gabriela Canavilhas

DATA

13.05.2016

TÓPICOS
Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019