1091

20 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Modernização Administrativa
Concurso Startup Simplex conhece vencedores amanhã
AUTOR

Partido Socialista

DATA

12.05.2016

FOTOGRAFIA

Partido Socialista

Concurso Startup Simplex conhece vencedores amanhã

O Governo dá nota positiva ao concurso Startup Simplex, cujos vencedores serão conhecidos já amanhã, sexta-feira, garantindo que a iniciativa é para prosseguir, disse a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

 

O concurso do Startup Simplex, que decorreu ao mesmo tempo que acontecia a Volta Nacional do Simplex, e em que foram apresentadas 196 propostas, tem como objetivo, como recordou a governante, eleger as três melhores ideias de serviços e produtos para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com os serviços públicos.

Recordando ser esta uma iniciativa “absolutamente nova”, Graça Fonseca salientou que o objetivo do Startup Simplex é, por um lado, “trazer inovação de dentro para fora”, procurando assim melhorar os serviços que o Estado presta, permitindo simultaneamente “coloca no radar do empreendedor” a Administração Pública.

Para Graça Fonseca o setor público é atrativo e “pode ser bastante competitivo”, necessitando para tal de “repensar novos produtos e serviços”, que se tiverem bom resultado dentro do Estado “podem ser um fator de sucesso” para que o empreendedor possa continuar o seu negócio noutros setores.

Sobre as diversas propostas recebidas, a governante disse serem “muito transversais”, passando por áreas tão diversificadas como as finanças ou segurança social atá à saúde, educação ou agricultura, mostrando-se satisfeita pelas ideias apresentadas terem “respeitado a abordagem que pretendíamos”.

Os dez finalistas terão oportunidade de apresentar e defender as suas ideias perante o júri composto por João Tiago Silveira, ex-secretário de Estado da Justiça e da Presidência do Conselho de Ministros, responsável pelos projetos Empresa na Hora e Casa Pronta, Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, Manuela Tavares de Sousa, CEO da Imperial, Vasco Barbosa, CTO Jack The Maker, Cristina Fonseca, co-fundadora da Talkdesk, e Celso Carvalho, diretor-geral da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro.

A sessão pública, que decorrerá na sala de conferências do Convento da Trindade, em Lisboa, contará com a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

As três melhores ideias serão incluídas no Programa Simplex 2016, que será tornado público no dia 20 de maio. A sessão pública encerra o desafio lançado a empreendedores para apresentarem propostas de serviços ou produtos com o potencial de simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com a Administração Pública.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

12.05.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019