1487

18 Abr 2024

| diretor: Porfírio Silva

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Fronteiras
Comissão procura salvar integridade do espaço Schengen
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

03.03.2016

FOTOGRAFIA

DR

Comissão procura salvar integridade do espaço Schengen

Na tentativa de repor a normalidade no espaço Schengen e encontrar soluções conjuntas para a crise migratória que afeta a Europa com as massivas vagas de refugiados, a Comissão Europeia apresentou recentemente, no Parlamento Europeu, uma proposta para a criação de uma guarda costeira e fronteiriça de âmbito comunitário a partir da já existente agência Frontex.

 

“Salvar Schengen” – espaço comunitário de livre circulação de pessoas e bens –, passa também pela calendarização de objetivos e por planos de ação delimitados no tempo e seus objetivos.

Engloba também a contratação de um milhar de funcionários e o aumento do orçamento da Frontex de 240 milhões de euros, em 2016, em cerca de 30 milhões, em 2017.

Com o calendário de ação, cujo esboço deverá ser divulgado amanhã, a Comissão pretende acelerar a colocação no terreno da guarda costeira e fronteiriça.

Assim, até novembro deste ano, a guarda costeira e fronteiriça da União Europeia (UE) deverá estar a trabalhar em pleno, no terreno, segundo previsto.

Já dezembro de 2016 é o prazo estabelecido para por termo às medidas excecionais de segurança de fronteiras no espaço Schengen, que deverá ter voltado então à normalidade.

Esta limitação temporal vem na sequência da implementação de medidas unilaterais de controlo interno de circulação fronteiriça por parte de alguns Estados-membros mais pressionados pelos fluxos de refugiados, como é o caso da Áustria e a Alemanha.

Entretanto, na audição parlamentar perante a Libe (Comissão de Liberdades e Direitos Cívicos do PE) a Comissão Europeia pediu pressa na aprovação da proposta.

 

AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

03.03.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1418
Janeiro 2024