1050

23 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Ciclo de debates
Portugal e os 30 anos de integração europeia
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

26.02.2016

FOTOGRAFIA

DR

Portugal e os 30 anos de integração europeia

Para assinalar os 30 anos de integração de Portugal na União Europeia, o Governo do PS, através da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, promove um ciclo de dez debates ao longo de 2016.

 

Com a iniciativa “União Europeia – 30 anos, 10 debates”, o Executivo liderado por António Costa pretende avaliar o que mudou no país nas últimas três décadas e refletir sobre o impacto que as políticas europeias têm tido na vida dos portugueses.

“Com a adesão à União Europeia, Portugal transformou o tecido económico e social, melhorou as infraestruturas, modernizou a administração, valorizou a educação, a inovação, a ciência e a cultura, conquistou um lugar central no processo de construção europeia, afirmou-se no contexto internacional”, referiu a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques.

Os debates terão lugar uma vez por mês ao longo deste ano, em Lisboa, Porto, Leiria, Funchal, Covilhã, Horta, Coimbra, Faro, Braga e Évora, abordando temas como a liberdade de circulação, ciência, igualdade, regiões ultraperiféricas, ambiente, política de mar, educação, turismo e agricultura.

Nestes espaços de discussão, para além de membros do Governo, participarão deputados do Parlamento Europeu e da Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República.

De referir que o primeiro deste ciclo de dez debates realiza-se já no dia 29 de fevereiro, às 17 horas, no Auditório do Ministério da Administração Interna, em Lisboa, e terá como tema “Espaço Europeu de Liberdade de Circulação e Segurança”.

A iniciativa conta com as intervenções da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, da deputada ao Parlamento Europeu, Ana Gomes, e dos deputados à Assembleia da República, António Filipe e Fernando Negrão.

O professor universitário Nuno Piçarra será nesta ocasião o orador principal, cabendo a moderação do debate ao jornalista António Perez Metelo.

 

Uma adesão com balanço claramente positivo

Recorde-se que Portugal comemorou, a 12 de junho de 2015, os 30 anos da entrada em vigor do tratado de adesão de Portugal à então CEE – Comunidade Económica Europeia, uma adesão que teve como principal obreiro Mário Soares, na altura primeiro-ministro.

Três décadas passadas, o balanço é claramente positivo em modernização e desenvolvimento do país, apresentando ainda diversos desafios sociais, económicos e políticos na sua construção, nomeadamente nos últimos anos.

Há dez anos, no Mosteiros dos Jerónimos, Mário Soares falava com orgulho do “salto espetacular” que permitiu que Portugal recuperasse o seu prestígio na cena internacional e de um atraso de duas décadas, ao mesmo tempo que consolidou a sua democracia.

O país continua empenhado em participar deste grande projeto político, económico e social, sempre acompanhado pelo Partido Socialista, pioneiro e sempre presente nos momentos decisivos deste processo em permanente evolução.

 

AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

26.02.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019