1027

22 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Pesar
Ana Hatherly
AUTOR

PS

DATA

06.08.2015

FOTOGRAFIA

DR

TÓPICOS
pesar

Ana Hatherly

Manifesto o meu profundo pesar pelo falecimento da escritora e pintora Ana Hatherly, uma grande figura das letras e das artes em Portugal.

 

O desaparecimento daquela que alguém designou como “a pintora das palavras” constitui uma enorme perda para a Cultura portuguesa, nas suas múltiplas facetas, seja como escritora, ensaísta e poeta, como tradutora ou como artista plástica. Pessoalmente, tive a felicidade de poder contar com o seu apoio e sua presença nas comissões de honra das minhas candidaturas à Câmara Municipal de Lisboa. Associo-me a este momento de desgosto e perda para Cultura portuguesa.

António Costa

Secretário-geral do PS

 

Ana Hatherly nasceu no Porto em 1929. Poeta, ensaísta, artista plástica e professora universitária, dedicou-se à Poesia Visual e ao Barroco como corrente literária.

Licenciada em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez estudos cinematográficos na London Film School e doutorou-se em Literaturas Hispânicas na Universidade de Berkeley. Foi professora na escola de artes visuais Ar.Co, na Escola Superior de Cinema e no departamento de Estudos Portugueses da FCSH/NOVA, onde cofundou o Instituto de Estudos Portugueses. Foi ainda uma das fundadoras do PEN Clube Português e tem o nome inscrito na criação das revistas “Claro-Escuro” e “Incidências”.

Faleceu esta quarta-feira em Lisboa. Contava 86 anos.

 

AUTOR

PS

DATA

06.08.2015

TÓPICOS
pesar
Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019