1107

12 Dez 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Incentivos à Inovação
Governo aprova 567 M€ para 602 empresas
AUTOR

Partido Socialista

DATA

25.07.2019

FOTOGRAFIA

dr

Governo aprova 567 M€ para 602 empresas

O primeiro concurso do novo Sistema de Incentivos à Inovação (SI Inovação) envolveu um investimento público de 567 milhões de euros para 602 empresas. Os resultados foram ontem apresentados na Marinha Grande, distrito de Leiria, com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

 

Esta ferramenta financeira permitiu apoiar 602 projetos, atribuídos a empresas de todo o país, num investimento global de 1,2 mil milhões de euros, com uma comparticipação pública de 567 milhões, correspondendo a uma taxa de cobertura de 46% do investimento a realizar.

De acordo com o novo formato do SI Inovação, as empresas são apoiadas através de um subsídio direto de 350 milhões de euros, sendo o remanescente garantido por empréstimos bancários, cuja garantia parcial e juros são assumidos pelo programa Portugal 2020.

“Em termos de resultados económicos, trata-se de gerar 9.400 postos de trabalho adicionais, no prazo de dois a três anos. Nesse período acrescentará perto de dois mil milhões de euros de exportações anuais”, adiantou o ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

O governante referiu que o sistema de pagamento é feito à medida que o investimento é executado, exigindo resultados em matéria de criação de postos de trabalho, geração de riqueza e de exportações, “que estão fixadas no contrato”.

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, também presente na apresentação dos resultados, destacou a “grande procura por parte das empresas”, o que “significa que as intenções de investimento empresarial continuam muito fortes” e que a capacidade que existe de “trabalhar com o sistema financeiro, permitiu responder melhor a essas necessidades de investimento”.

“Nesta sessão ouvimos um empresário dizer que estes incentivos são importantes para a modernização das empresas e permitem responder melhor às necessidades de digitalização da sua atividade de automação e de eficiência energética”, exemplificou.

Criado na sequência da reprogramação do PT2020, negociada pelo atual Governo do PS, o novo SI Inovação tem como principal característica a forma como se articulam fundos comunitários e instituições bancárias, em que estas são fonte do financiamento atribuído às empresas, para além do seu tradicional papel avaliador da viabilidade financeira dos projetos.

Segundo estimativas resultantes dos projetos apoiados, as empresas beneficiárias verão as suas exportações anuais aumentar em 1,9 mil milhões de euros, criando mais 9.400 postos de trabalho em todo o país.

 

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

25.07.2019

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019