1085

12 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Lajes
Governo dos Açores quer Centro de Segurança Marítima
AUTOR

Castelo Branco

DATA

11.03.2015

FOTOGRAFIA

Ricardo Oliveira

Governo dos Açores quer Centro de Segurança Marítima

O Governo Regional dos Açores vai manifestar por escrito nos próximos dias ao Executivo de Passos e Portas a disponibilidade para acolher na Base das Lajes o Centro de Segurança Marítima defendido pelo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa.

 

A proposta foi avançada ontem pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, na Comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia da República.

O líder açoriano classificou esta possibilidade como “uma boa oportunidade para valorizar a posição dos Açores e uma boa proposta de trabalho para se poder dar um passo em frente” na negociação bilateral com os Estados Unidos a propósito da redução de efetivos militares americanos na Ilha Terceira.

Vasco Cordeiro, que desde a primeira hora se tem desdobrado na procura de soluções para o problema das Lajes, que terá graves implicações económicas e sociais, aproveitou a audição de ontem para criticar a forma como o Governo da República tem conduzido este dossiê, afirmando ter havido “falhas” da “parte portuguesa”.

“Um mês depois da reunião da comissão bilateral continua tudo na mesma”, acusou, adiantando que de Washington foram surgindo sinais de que “continua a haver a perceção que em Portugal há um senhor nos Açores e um senhor no Governo que protesta e outros senhores no Governo que entendem que isso (a redução) até passa bem”.

AUTOR

Castelo Branco

DATA

11.03.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019