1027

22 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Programa eleitoral
Gabinete de Estudos prepara programa do PS
AUTOR

J.C. Castelo Branco

DATA

25.02.2015

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

Gabinete de Estudos prepara programa do PS

Preparar o programa eleitoral do PS é o objetivo central do Gabinete de Estudos, uma estrutura permanente de investigação e apoio técnico do partido coordenada por João Tiago Silveira.

 

O Gabinete de Estudos do PS, cujo regulamento foi aprovado na última Comissão Política, tem também como competências: estudar temas relevantes para a definição das propostas; promover a elaboração de estudos científicos necessários à definição das posições e propostas; realizar debates, reuniões e conferências.

 

Um programa claro e participado

O Gabinete de Estudos pretende elaborar o programa com a participação de militantes, simpatizantes e demais interessados em dar o seu contributo. Esta metodologia garante um maior grau de compromisso e mais proximidade com os cidadãos.

As medidas concretas a incluir no Programa do PS serão calendarizadas e os impactos e resultados esperados das políticas serão publicamente assumidos no documento.

Por outro lado, o PS vai lançar as bases de um programa eleitoral participativo, seguindo os bons exemplos dos orçamentos participativos de alguns municípios.

Os cidadãos serão chamados a apresentar propostas concretas para o programa eleitoral do PS. Depois, nalgumas áreas selecionadas, serão colocadas à votação várias alternativas que se enquadrem nos princípios do PS, para que os cidadãos possam escolher a que preferem. As alternativas mais votadas serão incluídas no programa eleitoral.

“A ideia é utilizar os novos instrumentos de participação política e de abertura do PS à sociedade”, sublinha João Tiago Silveira.

Outra novidade prende-se com o objetivo de o Gabinete de Estudos apresentar um programa claro, que vai explicar e identificar, em linguagem clara e acessível ao cidadão, o que é diferente do PSD/CDS. “Nós vamos mostrar muito bem qual a diferença entre a proposta do PS e as políticas que foram seguidas pelos partidos da maioria”.

 

Programa eleitoral na Primavera

De salientar ainda que, de acordo com o compromisso assumido pelo secretário-geral do PS, António Costa, o programa eleitoral será apresentado até ao final da Primavera.

Quanto ao trabalho realizado pelo LIPP, será aproveitado e todos os que participaram são convidados a continuar a contribuir e reforçar a sua participação.

AUTOR

J.C. Castelo Branco

DATA

25.02.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019